top of page
Foto do escritorFred Ferreira

O capital de risco e os investidores

Como muitos empreendedores já sabem, dinheiro não é obstáculo principal para quem quer empreender. Essa afirmação nem sempre é levada a sério, e muitos negócios que possuem grande sucesso em potencial acabam não saindo do papel. Ou aqueles já existentes que poderiam crescer, perdem uma importante oportunidade. Muitas são as possibilidades de obter recursos, como participar de projetos governamentais que oferecem incentivos financeiros ou conseguir investimentos de empresas de capital de risco.

Com o capital de risco é possível obter grandes quantias de dinheiro que vão sustentar negócios com investimentos iniciais altos ou que requerem um rápido crescimento.


O processo funciona da seguinte forma: os fundadores da empresa nascente elaboram um plano de negócio, a fim de mostrar o que pretendem fazer e o que acreditam que acontecerá com a empresa num determinado tempo (quanto tempo ela levará para crescer, quanto dinheiro vai gerar, etc.). Os investidores avaliam o plano e, caso gostem dele, investem dinheiro na empresa.


A primeira rodada de investimento é chamada de capital inicial ou seed money. Com o tempo, a empresa geralmente recebe outras 3 ou 4 rodadas de investimento antes de abrir o capital ou ser adquirida.Em troca do dinheiro que recebe, a empresa dá ações aos investidores e também parte do controle da tomada de decisões. A empresa pode, por exemplo, dar ao investidor de risco uma vaga na diretoria. Ou pode concordar em não gastar mais do que um determinado valor sem a sua aprovação. Pode ser que a empresa também precise que ele interfira nas contratações de pessoal, empréstimos, etc.


Detalhes do processo:


  • Captação: é formado um fundo a partir de recursos de investidores de longo prazo

  • Prospecção/ seleção/ análise: é a realização do negócio entre a empresa a ser investida e o fundo.

  • Acompanhamento: o fundo torna-se sócio do negócio e participa diretamente das ações e dos planejamentos da empresa.

  • Desinvestimento: o fundo vende suas participações, realiza os investimentos e repassa os resultados para os investidores.


Para conseguir investimentos de um investidor de risco, é preciso estar preparado. O planejamento deve ser realizado cuidadosamente e a explicação do processo precisa ser clara e detalhada.


Veja algumas dicas gerais de como conquistar a atenção do investidor:

  1. Escolha o investidor certo, que possua um perfil compatível ao seu

  2. Tenha um bom negócio e não só um produto

  3. Faça um excelente plano de negócio

  4. Discrimine bem como será utilizado o recurso

  5. Mostre de forma clara que o negócio é viável

  6. Tenha transparência nas informações solicitadas

  7. Tenha disposição para compartilhar a gestão

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page